Contabyte contabilidade e inteligência digital

Comunicar para empreender

Se tornar um empreendedor é se tornar um multiprofissional. E estar atento às questões de contabilidade, administração, recursos humanos, limpeza, organização, entre muitos outros aspectos se torna uma rotina para garantir que tudo saia nos conformes e o negócio cresça de modo constante.

Um dos pilares de uma boa empresa, que se faz cada vez mais necessário no meio digital, é uma comunicação eficaz e constante. O primeiro passo para ter um plano comunicacional de sucesso é conhecer a marca. Muito conhecida no meio da administração, a análise de forças, objetivos, fraquezas e ameaças, também conhecida como análise FOFA, é uma grande aliada de quem quer se comunicar com mais clareza. Com a definição do seu propósito, é possível criar estratégias online e offline para divulgação do produto e criação de uma boa lembrança da marca. Com a união dessas duas formas de marketing, a empresa ganha nome no segmento.

No meio offline, ter uma noção prévia de qual público quer atingir é fundamental para que as peças sejam criadas com artes assertivas a faixa etária desejada e com linguagem adequada. Folders explicativos que apresentem os produtos ou serviços e o bom e velho cartão de visita são sempre eficazes e ajudam a ter uma boa presença física junto aos potenciais clientes.

Já no online, as possibilidades são mais abrangentes e tendem a ter resultados em maior escala. Com pequenos investimentos é possível veicular anúncios em sites, publicidades em jornais e portais de notícias, impulsionamento em mecanismos e sites de busca são ótimas formas de colocar o seu negócio na internet e ser encontrado por pessoas de sua região.

Desenvolver um site próprio, que conte a história do empreendimento, quais produtos e serviços são oferecidos, apresente o diferencial da empresa, histórias e relatos de clientes antigos e mostrar quem está responsável pelo andamento das atividades é essencial, pois se torna um portfólio online e é um meio onde podem entrar em contato com todas as informações relevantes sobre o produto em questão. 

Já no meio digital, as redes sociais são uma forma simples e com baixos custos de se divulgar. Atualmente, estima-se que há mais de 150 milhões de usuários das redes no Brasil, o que representa 70,3% da população brasileira. De acordo com um relatório produzido pela We Are Social, em parceria com a Hootsuite, as cinco redes mais usadas no Brasil são o WhatsApp, com 165 milhões de usuários, seguido do YouTube, com 138 mi; Instagram, com 122 mi; Facebook, com 116 mi e, em quinto lugar, o TikTok com 73,5 milhões de usuários, em especial os mais jovens.

Para os empreendedores, o WhatsApp tem a função de criar uma conta comercial onde se pode colocar quais os horários de atendimento, outras formas de contato (como site ou e-mail), criar um mini catálogo de produtos e, o principal, facilitar a comunicação com os clientes, já que o mensageiro é intuitivo e de uso fácil para todos. Já nas outras redes, como Facebook e Instagram, o ideal é mesclar conteúdos em imagem e vídeo. Um vídeo tour mostrando um produto, apresentar a equipe da empresa com uma alguma tendência da plataforma ou fazer alguma piada ou meme são boas formas de humanizar sua marca e se fazer presente na vida dos clientes, sem ser maçante.

Aqui, é importante lembrar que não é preciso vender o tempo todo. Mostrar quem é a empresa, qual o propósito e o por que confiar neste estabelecimento são as principais formas de ter um elo e dar confiança a potenciais clientes. Estar presente e ser visto são dois grandes aliados que não podem ser subestimados. Então quando o assunto é comunicação, não pense como perda de tempo ou gasto de dinheiro, mas como um investimento para o crescimento do negócio a longo prazo. 

Compartilhe essa matéria

Faça o seu cadastro na nossa Newsletter

Veja mais

Comércio pós-pandemia

Mesmo com os altos índices de vacinação, reversão quase que total das medidas sanitárias e de distanciamento social, e a retomada completa das atividades presenciais,

Segurança em primeiro lugar

Com a integração constante da internet, celulares e dos meios de compra e venda online, muitos hábitos de consumo têm se transformado para que haja