Contabyte contabilidade e inteligência digital

Como se planejar para o segundo semestre

Após dois anos sofridos por conta da pandemia de Covid-19, a economia se vê em uma sinuca de bico onde vários fatores podem travar o seu desenvolvimento e impedir o crescimento de todo o setor de comércio, serviços, indústria, entre outros. Com a perspectiva nada otimista, é hora de fazer um pé de meia e se preparar para mais um semestre complicado.

A guerra, ainda sem solução, na Ucrânia, proximidade com o período eleitoral, aumento constante da inflação, além da economia fragilizada que tem dificuldade para se reerguer totalmente são alguns dos motivos pelos quais o brasileiro deve temer e, acima de tudo, se preparar, para encarar o segundo semestre, na tentativa de lucrar e se garantir para o próximo ano.

Uma forma de fortalecer as vendas é aproveitar as datas comemorativas para fazer promoções e condições especiais de preços. O Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia do Comerciante, Halloween e o período de festas natalinas podem ser recheados com promoções exclusivas e kits de produtos em alusão a data, como forma de incentivar o consumo. Nesse meio, é fundamental lembrar que os preços devem ser sempre abrangentes, para que englobam todas as condições financeiras, do mais rico ao mais pobre. Nunca se sabe quem vai consumir mais o seu produto, então é preciso se preparar para acolher qualquer público.

Outra medida que não pode ser ignorada é a revisão e o controle interno de gastos. Não há como tocar um negócio sem saber o quanto se gasta, quanto dinheiro entra, quanto dinheiro sai e o quanto pode ser usado para investir. Não é preciso um sistema sofisticado, com uma planilha no Excel ou no Google Planilhas, é possível mensurar os valores que giram internamente na empresa e os classificar. Com a identificação dos custos, o empresário pode fazer cortes de custos, mudar alguns métodos da rotina que podem o auxiliar a poupar mais e desperdiçar menos.

Como sempre, manter uma reserva de emergência é um hábito transformar que pode dar vida nova a muitos lugares. Manter capital guardado para cobrir eventuais faltas é fundamental, pois evita que o empreendedor entre em grandes dúvidas e, o principal, o ajuda a manter a cabeça no lugar, pois a garantia de que consegue segurar a barra com o dinheiro que tem poupado, tranquila e dá novos horizontes aquele que economizou e reinventou a reserva de emergência.

Por fim, é momento de segurar os investimentos, sejam eles nos estabelecimentos ou na vida pessoal. O financiamento de um espaço ou o consórcio de um novo carro podem comprometer, a curto e longo prazo, a receita de muitos negócios e famílias. Essa não é a hora de fazer altos investimentos, que também apresentam grandes riscos. Poupando, reinventando algumas despesas e aproveitando as brechas e oportunidades que surgem, é possível se manter no cenário instável de 2022.

Compartilhe essa matéria

Faça o seu cadastro na nossa Newsletter

Veja mais

Comércio pós-pandemia

Mesmo com os altos índices de vacinação, reversão quase que total das medidas sanitárias e de distanciamento social, e a retomada completa das atividades presenciais,

Segurança em primeiro lugar

Com a integração constante da internet, celulares e dos meios de compra e venda online, muitos hábitos de consumo têm se transformado para que haja