Contabyte contabilidade e inteligência digital

Empreendedorismo para todos

Ser o próprio chefe, criar seus próprios horários, criar do zero um negócio inovador e que pode fazer sucesso com as pessoas. Essas são algumas das razões pelas quais milhões de brasileiros têm se debruçado sobre o empreendedorismo como alternativa aos trabalhos convencionais, seja para se reinventar ou para fugir da crise e do desemprego do meio de trabalho formal.

No entanto, para empreender, é preciso ter um conhecimento prévio da área, fundamental para que o investidor saiba seu nicho de atuação e como irá se encaixar no mercado. Diferente do que muitos pensam, existem diferentes tipos de empreendedorismo, cada um com características e aspectos únicos que os definem.

Um dos mais conhecidos, querido por milhões de jovens negociantes é o empreendedorismo digital. Com uma operação que tem baixo custo, estar na internet é uma forma simples de criar uma empresa e se fixar no mercado. Seja como criador de conteúdo, com a prestação de serviços online ou com as famosas lojas online, é possível criar uma empresa estável, que aliada a marketing e estratégias de venda, pode bombar e romper barreiras.

Outra forma de empreender que tem ganhado notoriedade é o empreendedorismo verde. Baseado em práticas sustentáveis e no manejo correto sem abusos de recursos naturais, empresas que buscam ser menos agressivas ao meio ambiente têm chamado muita atenção, em especial, do público mais jovem e adolescentes. Ateliês que fazem peças personalizadas com materiais reciclados, brechós e lojas de usados são a grande sensação desse tipo de empreender e têm tudo para dominar o futuro.

Para quem busca uma alternativa segura e já possui um grande capital para investir, o empreendedorismo de franquias é uma ótima opção. Cadeias de fast-food, lojas de roupas ou stands de cosméticos são uma forma de já abrir um negócio com nome no mercado, sem a necessidade de grande publicidade ou estratégias de marketing. É válido lembrar que, antes de comprar qualquer franquia, um estudo do município pode revelar qual segmento tem maior carência, o que te ajuda a escolher o meio que tem tudo para render mais.

O empreendedorismo individual, por sua vez, é a modalidade que mais cresceu por ser fácil, prático e estar muito alinhado aos objetivos dos novos empresários. Com esse meio, é possível vender produtos, fazer prestação de serviços, entre outros, pagando taxas baixas pela operação e com grande possibilidade de crescimento e retorno financeiro a médio e longo prazo. Lembrando que não há empreendedorismo mais certo ou menos certo. Todos são igualmente importantes e têm potencial de serem grandes negócios. É fundamental que o empreendedor saiba qual seu perfil pessoal e invista em um meio que faça mais sentido ao seu estilo de negócios. 

Compartilhe essa matéria

Faça o seu cadastro na nossa Newsletter

Veja mais

Comércio pós-pandemia

Mesmo com os altos índices de vacinação, reversão quase que total das medidas sanitárias e de distanciamento social, e a retomada completa das atividades presenciais,

Segurança em primeiro lugar

Com a integração constante da internet, celulares e dos meios de compra e venda online, muitos hábitos de consumo têm se transformado para que haja