Contabyte contabilidade e inteligência digital

O ano do investimento

Após os períodos de fechamento de comércios e incerteza quanto a continuidade das atividades, empresários demonstram interesse em se aprimorar durante 2022

Os dois últimos anos não foram fáceis para os empreendedores de todo o país, até mesmo de todo o mundo. Contudo, com o avanço da vacinação e a certeza de que não haverá novos fechamentos totais das atividades comerciais, há um maior conforto para que sejam feitos investimentos e planos a longo prazo para melhorar os negócios ofertados.

Para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande, investir é sempre uma ótima opção. Em meio a um momento de profundas mudanças sociais e de grandes avanços tecnológicos, quem não desprender um pouco de atenção para se aperfeiçoar pode ficar para trás e perder chances de fazer novos negócios e expandir a clientela.

Uma pesquisa feita pela Boa Vista durante o último trimestre de 2021 apontou que 61% dos entrevistados dos setores de comércio, prestação de serviços e indústria tinham interesse em investir durante 2022 para o aprimoramento e melhoria dos produtos e serviços ofertados. O levantamento também aponta que a tecnologia é o maior foco dos empresários, seguido da capacitação e desenvolvimento das equipes.

Os dados são promissores e demonstram a vontade dos donos de negócios de se recuperar financeiramente, além de se fixarem no mercado por estarem atualizados e capacitados para atenderem a todas as demandas de seus clientes. E o primeiro passo antes de qualquer investimento, é se planejar e não dar um passo maior que a perna.

Com a ajuda de um contador, é possível fazer uma projeção de lucros para o ano e para cada mês, considerando custos fixos e variáveis, o valor voltado à reserva de emergência do negócio e quanto será possível poupar para realizar o aprimoramento desejado. Desse modo, é possível tocar o negócio com segurança de que não haverão dívidas ou problemas.

Além do planejamento, é preciso ter consciência de qual o melhor investimento a ser feito. Enquanto é feita a captação dos recursos, é válido avaliar a satisfação da clientela, quais produtos e serviços oferecidos são mais reconhecidos e elogiados, o que há de novo no mercado de modo geral e quais são as novas necessidades dos seus clientes. Para alguns estabelecimentos, investir em um serviço de entregas pode ser a chave para o sucesso, enquanto que em outros, expandir a linha de produtos pode atrair e garantir a fidelização de um público cada vez maior.

Ter passado pelos períodos de quarentena e o fechamento geral dos comércios e afins deu força para que as empresas se reinventem nesse novo momento de recuperação econômica. A pesquisa da Boa Vista apontou que 68% dos entrevistados esperam ter crescimento no faturamento, enquanto outros 51% têm a expectativa de diminuir o endividamento nos próximos meses.

Com o novo fôlego nos empreendedores, podemos esperar muitas mudanças e transformações em diversas empresas e setores nos próximos meses, o que é benéfico para os estabelecimentos em si, que se fortalecem e se fixam, como para a economia de modo geral, que pode ser alavancada com a geração de novos postos de trabalho e a movimentação de capital em novos produtos e serviços.

Compartilhe essa matéria

Faça o seu cadastro na nossa Newsletter

Veja mais

Comércio pós-pandemia

Mesmo com os altos índices de vacinação, reversão quase que total das medidas sanitárias e de distanciamento social, e a retomada completa das atividades presenciais,

Segurança em primeiro lugar

Com a integração constante da internet, celulares e dos meios de compra e venda online, muitos hábitos de consumo têm se transformado para que haja